Começa amanhã, terça-feira, dia 28/08. Em comemoração aos 210 anos do escritor e 150 anos da obra Os Miseráveis.
http://www.unb.br/noticias/galeria/images/UNBHOJE/2012/Ago/28/unbhoje/unbhoje1
Esse blog tem por objetivo mostrar e pensar o que se está produzindo como cultura hoje, aqui do lado. E, estamos emputecidos. Por que o Brasil ainda não está entre os maiores centros intelectuais do mundo? Tradição? Falta disso, daquilo? Besteira... É falta do FAZER. Precisamos fazer em primeiro lugar, e fazer bem feito. O QUE ESTAMOS FAZENDO AGORA?
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
"Corações Sujos" - Trailer
Os 'globais' estão lançando esse filme aí. Parece que o nível do cinema brasileiro está cada vez mais 'competitivo' em comparação com o cinema estrangeiro. E não vamos querer posar de intelectuais e etc, porque quando vemos, não somente quanto ao cinema, algo que é brasileiro já nem consideramos de início. Este blog aqui é o exemplo irônico disso...
"Filme de Vicente Amorim baseado no best-seller de Fernando Morais, com estréia marcada para 17 de agosto de 2012".
Aliás nem tinha ouvido falar sobre ele até agora. Mas, do 'Batman' sim.
"Filme de Vicente Amorim baseado no best-seller de Fernando Morais, com estréia marcada para 17 de agosto de 2012".
Aliás nem tinha ouvido falar sobre ele até agora. Mas, do 'Batman' sim.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
SOMOS TODOS GUARANI-KAIOWÁ!
Segue abaixo o link intitulado "Nota da Aty Guasu Guarani-Kaiowá às autoridades federais do Brasil e Mundo". Conforme circula nas mídias não governistas, o Estado do Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com o Paraguai, em Paranhos, vêm presenciando ataque a indígenas e principalmente seus caciques. Perseguidos e assassinados, sofrendo sistemáticas violações do direito à terra que habitam desde o século XVIII e que atualmente é assegurada por demarcação da FUNAI, em nota pedem apoio às autoridades globais, ao mesmo tempo que afirmam resistência até, se necessário, a morte coletiva. Os agressores são pistoleiros a mando de fazendeiros da região que, em vídeo divulgado recentemente (18/08/12), declararam guerra aos povos autóctones.
Abaixo, link do vergonhoso vídeo de ameaça:
Ainda abaixo, link sobre a portaria 303 da AGU que "permite a proibição de novas demarcações e revisão daquelas que não se adequem às condicionantes do STF. Também autoriza a implantação em territórios indígenas de unidades, postos e demais intervenções militares, malhas viárias, empreendimentos hidrelétricos e minerais de cunho estratégico, sem consulta aos povos e comunidades. Afeta, ainda, a autonomia em relação ao usufruto das terras.".
AVANTE, A LUTA CONTINUA!
Curta "Amor só de Mãe"
Assista aqui:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=amor_so_de_mae
Gênero: Ficção, Conteúdo Adulto
Subgênero: Terror
Diretor: Dennison Ramalho
Elenco: Débora Muniz, Everaldo Pontes, José Salles,Rynaldo Papoy, Vera Barreto Leite
Duração: 20 min Ano: 2002 Bitola: 35mm
País: Brasil Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça.
Primeiro uma discordância ou dúvida quanto à sinopse do site. Essa 'Nossa Senhora da Cabeça' eu não soube distinguir ali no filme, não vi alusão a ela; mas é o de menos. Quanto ao curta, é uma das melhores produções nacionais que eu já vi em terror - melhor até do que o famigerado Zé do Caixão, na minha opinião.
Entretanto, explora ainda um certo conteúdo de velhas crendices cristãs, um medo do sexo em seu caráter mais 'animal', a serpente, o tema da mulher bruxa, etc. Inclusive este último tema é observado pelo infame Ezio Bazzo, autor de Brasília, no livro "Prostitutas, bruxas e donas de casa - Notícias do Éden e do calvário feminino". Em breve farei uma resenha sobre.
O caráter explorado mais profundo é o macabro, a face obscura do comportamento humano, é algo antes dos mitos, das crenças - estes o procedem. Nesse ambiente do macabro, as relações sociais são dissipadas, qualquer moral parece inútil, e a consumação do ato se instaura em uma realidade onírica, desconexa. O ato de matricídio, arrancar-lhe o coração e a assombração e o tormento no curta é algo que me lembrou Allan Poe - principalmente em seu conto "The Tell-Tale's Heart", inclusive achei uma produção dele: http://www.youtube.com/watch?v=envukur1q3I
Outro ponto bem evidenciado foi as feições dos personagens, macilentas, cadavéricas, lívidas, muito bem, muito bem. Confiram.
http://portacurtas.org.br/filme/?name=amor_so_de_mae
Gênero: Ficção, Conteúdo Adulto
Subgênero: Terror
Diretor: Dennison Ramalho
Elenco: Débora Muniz, Everaldo Pontes, José Salles,Rynaldo Papoy, Vera Barreto Leite
Duração: 20 min Ano: 2002 Bitola: 35mm
País: Brasil Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça.
Primeiro uma discordância ou dúvida quanto à sinopse do site. Essa 'Nossa Senhora da Cabeça' eu não soube distinguir ali no filme, não vi alusão a ela; mas é o de menos. Quanto ao curta, é uma das melhores produções nacionais que eu já vi em terror - melhor até do que o famigerado Zé do Caixão, na minha opinião.
Entretanto, explora ainda um certo conteúdo de velhas crendices cristãs, um medo do sexo em seu caráter mais 'animal', a serpente, o tema da mulher bruxa, etc. Inclusive este último tema é observado pelo infame Ezio Bazzo, autor de Brasília, no livro "Prostitutas, bruxas e donas de casa - Notícias do Éden e do calvário feminino". Em breve farei uma resenha sobre.
O caráter explorado mais profundo é o macabro, a face obscura do comportamento humano, é algo antes dos mitos, das crenças - estes o procedem. Nesse ambiente do macabro, as relações sociais são dissipadas, qualquer moral parece inútil, e a consumação do ato se instaura em uma realidade onírica, desconexa. O ato de matricídio, arrancar-lhe o coração e a assombração e o tormento no curta é algo que me lembrou Allan Poe - principalmente em seu conto "The Tell-Tale's Heart", inclusive achei uma produção dele: http://www.youtube.com/watch?v=envukur1q3I
Outro ponto bem evidenciado foi as feições dos personagens, macilentas, cadavéricas, lívidas, muito bem, muito bem. Confiram.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Curta "Entre Muros"
Acesse o site para ver:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=entre_muros
Gênero: Ficção
Subgênero: Drama
Diretor: Adriana Tenório
Elenco: Bellatrix, Renato Góes, Silvio Matos
Duração: 17 min Ano: 2011 Bitola: 35mm
País: Brasil Local de Produção: RJ
Cor: Colorido
Sinopse: A natureza de um homem tentando transpor sua opção religiosa de padre.
Curta muito bem filmado, com cortes e uma trama intensa. A maceração da carne, a cor do vestido da mulher, as formigas vermelhas permeando a batina, os músculos em tensão, a crise entre o modelo normativo - a cruz, a bíblia - e a vontade de possuir o objeto, os olhos e a boca abrindo recebendo a hóstia; o supremo esforço de interiorização do desejo e de extirpação do mesmo - ainda que não possível, pela característica intrínseca humana -, culminando na violência e na loucura.
Vale a pena saber a que qualidade está chegando o cinema brasileiro, mesmo que isso não seja divulgado por aí afora. Mas, temos a iniciativa deste blog para isso e se quiserem contribuir sejam bem-vindos.
http://portacurtas.org.br/filme/?name=entre_muros
Gênero: Ficção
Subgênero: Drama
Diretor: Adriana Tenório
Elenco: Bellatrix, Renato Góes, Silvio Matos
Duração: 17 min Ano: 2011 Bitola: 35mm
País: Brasil Local de Produção: RJ
Cor: Colorido
Sinopse: A natureza de um homem tentando transpor sua opção religiosa de padre.
Curta muito bem filmado, com cortes e uma trama intensa. A maceração da carne, a cor do vestido da mulher, as formigas vermelhas permeando a batina, os músculos em tensão, a crise entre o modelo normativo - a cruz, a bíblia - e a vontade de possuir o objeto, os olhos e a boca abrindo recebendo a hóstia; o supremo esforço de interiorização do desejo e de extirpação do mesmo - ainda que não possível, pela característica intrínseca humana -, culminando na violência e na loucura.
Vale a pena saber a que qualidade está chegando o cinema brasileiro, mesmo que isso não seja divulgado por aí afora. Mas, temos a iniciativa deste blog para isso e se quiserem contribuir sejam bem-vindos.
Vejam... Contemplem...
Vejam... Contemplem... A carnificina pública do nosso próprio país. A descaracterização constante e diária nas ruas em que nós passamos, muitas vezes virando a cara ou fingindo não estar vendo, "vista grossa".
Acabei de tomar conta desse artista e sei pouca coisa sobre:
Seu nome: Marcelo Gabriel e sua cidade: Belo Horizonte.
Não achei um sítio oficial. Algumas informações de que ele é um dos maiores representantes da dança brasileira no exterior.
Esse vídeo fala muito com pouquíssimas palavras, eu não preciso descrever. Mas, há uma cena que eu particularmente notei como a mais expressiva e central no vídeo, duas na realidade. A primeira é a do corpo sangrando. Para mim o corpo do brasileiro servido no banquete do mundo (com a bandeira "Brazil" fincada no rabo). A segunda, a cena das mulatas e uma das únicas palavras pronunciadas no clip: "bunda". Ou seja, "venham nos consumir, venham, nós só valemos o consumo..." E o ritmo e a dança embalando alegremente essa orgia, esse bacanal que é o Brasil.
Vou procurar saber mais.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963-64) – Glauber Rocha.
É
um filme que não se resolve com facilidade. Interminável em seus 125 min. Tem belíssimas
imagens, ótima gravação e roteiro, sim. Mas, altamente não recomendado para
entediados ou para aqueles não dotados de uma paciência estóica. É um marco no
cinema brasileiro, no cinema latino-americano, que antes dele restava deslocado
do eixo europeu. É considerado aquele que marca o cinema novo, sim. Como diz
Arnaldo Carrilho, em depoimento no DVD comemorativo da Riofilme. A seguir cito Glauber:
"[...]em Cannes, em 1964, quando eu e Nelson
Pereira dos Santos apresentamos Deus e o diabo na terra do sol (1963-64)
e Vidas secas (1963). Foi a entrada do cinema brasileiro, como fenômeno
cultural, no mundo cinematográfico." (Glauber Rocha, O Século do Cinema, pág. 45)
Eu
considero a grandeza do filme – em ambos os sentidos -, o que mostra e como
mostra: a cultura nordestina, com seus heróis, suas lendas, sua forma de
narrar, as canções e a literatura de cordel; fortemente presentes. Filmado em
Monte Santo (BA), mostra cenários enormes do sertão, agressivos, contrastantes,
cortantes. Porém, espectador que sou, parece-me que há nele um ótimo roteiro
feito para 30 min e colocado em um filme de duas horas. Uma morosidade sem fim
para que os lances se resolvam, uma lentidão demasiada, realmente eu não sei o
que Glauber Rocha quis com isso.
Com
metade do tempo, o filme seria perfeito. E, olhando para algumas sinopses, permaneço
ainda mais nessa ilusão.
Bom, deixando a palavra para o
próprio Glauber, me retiro.
"Deus e o diabo na terra do sol, digamos que foi um filme provocado pela
impossibilidade de fazer um grande western, como poderia fazer, por exemplo,
o John Ford. Ao mesmo tempo, havia um caminho de inspiração eisensteiniana,
de A linha geral e do Encouraçado Potenkim, e ainda as influências do
Visconti e do Rossellini, do Kurosawa, do Buñuel. Então, Deus e o diabo foi
feito sob essa luta entre Ford e Eisenstein, e a anarquia buñueliana, a força
selvagem da loucura do surrealismo." (Glauber Rocha, O Século do Cinema, pág. 330)
Para quem quiser conferir em e-book O Século do Cinema:
http://books.google.com.br/books?id=XIQSnRbfyusC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
http://books.google.com.br/books?id=XIQSnRbfyusC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Assinar:
Postagens (Atom)