terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de Setembro - Dia do Cerrado







"Como notado, não permanecemos no Norte por muito. Era preciso o seco inverno do planalto. Um dia, saímos eu e Dionísio, do mesmo modo que eu chegara. E sabíamos bem quando estivéssemos lá. O céu de peculiaridade incomum, às vezes qual uma tela expressionista, outras impressionista; variando de acordo com a intensidade dos sopros que se dava às nuvens. A luminosidade extremamente ameaçadora, capaz de impedir a própria leitura desta página ao refleti-la diante do auge do Astro.  E, pela frustração de não ter alcançado minha meta; acorri a Simoni, que me apresentou o dito local, em meio a uma das regiões de, ainda, maior biodiversidade do orbe – o cerrado. A maior parte dele, como eu, escondida no subterrâneo – a floresta enterrada, raízes e aquíferos a abastecer a América do Sul, a distribuir qual uma aorta fincada no âmago do Austro. –"

(Metamorfoses na Jugular Petrificada, Interlúdio, Parte IV)


Veja o texto publicado na página do WWF-Brasil:

Nenhum comentário: